O que é a toxina botulínica?
O que é a toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum e age no neurônio, levando a diminuição da ação do neurônio sobre o músculo, e ainda, diminuindo a condução nervosa do estímulo de dor pelo neurônio. Assim, a toxina botulínica possui ação relaxante muscular e também anti-dolorosa.
Quais efeitos colaterais a toxina botulínica pode causar?
Alguns efeitos colaterais podem ocorrer nos primeiros dias, como leve dor de cabeça, sensação de dormência ou formigamento na região aplicada, estas sensações são leves e nem sempre ocorrem após o procedimento.
Após cerca de 72 horas já começamos a observar os efeitos da aplicação que atingirão seu pico máximo com 14 dias, esse efeito dura cerca de três a seis meses desaparecendo de forma gradativa, enquanto a ação muscular retorna, o tempo de duração é variável em cada pessoa de acordo com diversos fatores, clique aqui para saber mais.
Com aplicações em intervalos de tempo regulares (no mínimo 3 meses), pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.
A toxina botulínica é uma substância que vem de uma bactéria chamada Clostridium Botulinum. Apesar da origem peculiar, não precisa se assustar! A substância é muito segura, e é utilizada em quantidades muito pequenas em pontos estratégicos, levando a diminuição da contração muscular. Assim, esta diminuição de força muscular, permite várias utilizações no ramo da medicina, como para diminuição da tensão muscular na espasticidade na paralisia cerebral ou pós-AVC, em distúrbios do movimento, como nas distonias e nos espasmos faciais. Além disso, pode ser usado na estética, visando diminuir rugas e marcas de expressão.
Fatores que influenciam a ação da toxina botulínica
-
Técnica de aplicação
Um fator muito importante (talvez o mais importante!) está relacionado a técnica de aplicação, por isso é importante procurar um bom profissional habilitado que saiba como manusear o produto e aplicá-lo corretamente para cada caso de forma personalizada.
-
Uso de anti-inflamatórios e antibióticos
De maneira geral estados inflamatórios e infecciosos, assim como o uso medicações tendem a reduzir o tempo de ação da toxina. Por isso é recomendado fazer uma avaliação previa a aplicação para saber a condição de saúde de cada paciente, e estar ciente que durante o período de ação da toxina, caso ocorra alguma infecção/inflamação e uso de medicações, a duração dela poderá ser afetada.
-
Resistência a toxina botulínica
Pode haver resistência à substância ao longo do tempo sim, fazendo com que o efeito dure menos. É o chamado efeito vacina, onde o organismo combate a toxina como um organismo estranho produzindo anticorpos que a neutralizam de forma mais rápida que o esperado. O efeito vacina pode acontecer quando há doses altas e aplicadas sem respeitar o tempo mínimo de 3 meses entre as aplicações.
-
-
Vacina anti-tetânica
A vacina de tétano tem ação contra a toxina botulínica. Então em casos de acidentes que precisem do uso da vacina, ou caso sua vacina esteja na hora de realizar o reforço, seu médico deve estar atento para não realizar a aplicação em períodos próximos para evitar a diminuição da durabilidade.