A toxina botulínica na Enxaqueca
A toxina botulínica pode ser um tratamento importante na Enxaqueca. Principalmente quando é crônica ou de alta frequência.
A toxina botulínica pode ser um tratamento importante na Enxaqueca. Principalmente quando é crônica ou de alta frequência.
O que é Enxaqueca?
Enxaqueca, ou migrânea, é um tipo especial de dor de cabeça (cefaleia), geralmente pulsátil, que ocorre de um lado da cabeça (embora possa ocorrer dos dois lados), muitas vezes insuportável, quase sempre associada a náuseas ou vômitos e que piora com a luz, barulho ou até certos cheiros. Ela ocorre pois há uma predisposição genética, que associa a fatores desencadeantes.
A dor da enxaqueca pode ser incapacitante, um tratamento abrangente, e um acompanhamento com neurologista pode ser fundamental.
A aplicação de toxina botulínica é realizada no consultório médico com atendimento agendado. Importante lembrar que as aplicações são realizadas somente a cada 3 ou 4 meses.
A aplicação utiliza agulhas muito pequenas (muito menores que de anestesia), por isso não é realizado anestesia local injetável, embora anestésico tópicos (pomadas), possam ser usadas (ajuda um pouco nas pessoas que são muito sensíveis), ou até mesmo pequenos vibradores para aplicação local.
É realizado uma consulta previamente agendada sempre, para que se possa avaliar a indicação e as contraindicações. Uma vez realizada a consulta inicial é realizado um orçamento, que pode modificar a depender da pessoa, do tipo de dor e da compleição física. No caso da aplicação da toxina botulínica para enxaqueca ou cefaleia do tipo tensional, é realizado o Protocolo PREEMPT, em que são aplicado de 31 a 40 pontos nas regiões frontal, temporal occipital e cervical. Os valores da aplicação, incluindo material (a toxina botulínica em si), a aplicação, e o retorno para avaliação, possuem valores a partir de R$ 2.000,00.