toxina botulínica no tratamento da dor de cabeça
Existem vários tipos de dores de cabeça, como as cefaléias do tipo tensional, enxaquecas, cefaléias em salva, neuralgia do trigêmeo
A toxina botulínica pode ser útil em muitas dores de cabeça, e até mesmo em cicatrizes de cirurgias na cabeça que ficam doloridas.
A toxina botulínica pode ser útil nas cefaléias do tipo tensional.
A Enxaqueca é um outro tipo de dor de cabeça, com características diferentes. A toxina botulínica pode ser um tratamento poderoso. É um dos principais medicamentos no tratamento das enxaquecas crônicas (que são aquelas dores que ocorrem por mais de 15 dias no mês, por pelo menos 3 meses). E também nas dores de cabeça episódicas de alta frequência, que são quando ocorrem pelo menos 1x por semana.
A toxina botulínica pode ser uma grande aliada no tratamento de dores de cabeça, como enxaqueca e cefaleia do tipo tensional. Seja crônica ou seja de alta frequência.
A aplicação de toxina botulínica é realizada no consultório médico com atendimento agendado. É realizada com agulhas muito pequenas (muito menores que de anestesia), por isso não é realizado anestesia local injetável, embora anestésico tópicos (pomadas), possam ser usadas (ajuda um pouco nas pessoas que são muito sensíveis), ou até mesmo pequenos vibradores para aplicação local.
É realizado uma consulta previamente agendada sempre, para que se possa avaliar a indicação e as contraindicações. Uma vez realizada a consulta inicial é realizado um orçamento, que pode modificar a depender da pessoa, do tipo de dor e da compleição física. No caso da aplicação da toxina botulínica para enxaqueca ou cefaleia do tipo tensional, é realizado o Protocolo PREEMPT, em que são aplicado de 31 a 40 pontos nas regiões frontal, temporal occipital e cervical. Os valores da aplicação, incluindo material (a toxina botulínica em si), a aplicação, e o retorno para avaliação, possuem valores a partir de R$ 2.000,00.
Importante lembrar que as aplicações são realizadas somente a cada 3 ou 4 meses.