TOxina botulínica na Neuralgia do trigêmio
O que é a neuralgia do trigêmeo?
A neuralgia (ou nevralgia) do nervo trigêmeo é um tipo de dor que ocorre devido a ação incorreta/errada do nervo trigêmeo.
O nervo trigêmeo é um nervo que passa de cada lado do rosto, se divide em 3 ramos (por isso se chama trigêmeo). Ele é responsável pela sensibilidade daquela região da face . Quando há lesão, inflamação ou compressão do nervo, gera uma dor lancinante no território do ramo envolvido, podendo ser em um ramo apenas ou em mais de um.
A dor quase sempre é insuportável, mas pode variar. Pode acontecer na forma de fisgadas rápidas, queimação ou em choque.
A toxina botulínica é feita no caminho da dor, seguindo os pontos dolorosos e evitando a condução nervosa do estímulo da dor.
Causas da Neuralgia do trigêmeo
Existem várias causas que levam à neuralgia do trigêmio como os conflitos neurovascular, em que uma artéria ou mesmo uma veia encosta no nervo. Nem sempre que um vaso sanguíneo encosta provoca algum sintoma e os exames como ressonância magnética, embora indicados, muitas vezes não conseguem determinar uma causa exata.
Outras causas como esclerose múltipla e tumores (na maioria das vezes benignos), podem ocorrer também e um exame de imagem único como a ressonância é capaz de afastar estas causas.
A dor pode ser refratária a medicação por vários motivos, como predisposição física de fato, ou por não conseguir aumentar/ajustar a dose da medicação (porque levou a efeitos colaterais por exemplo).
Aí a toxina botulínica ou a cirurgia passam a ser opção sem dúvidas!